Desde 1978 informando sobre Produtos Industriais
  • Home
  • noticias
  • A primeira máquina de corte a laser TRUMPF de 12 kW está em operação no Brasil

A primeira máquina de corte a laser TRUMPF de 12 kW está em operação no Brasil

A TruLaser Series 5000 oferece impressionantes 12 kilowatts de potência com capacidade
de corte de até 50 mm// Sistemas inteligentes aumentam a confiabilidade e a produtividade do processo
A TRUMPF Brasil  comemora a venda da sua 1ª. unidade no País

Ditzingen, Novembro, 2020 – O Brasil está entre os países que já receberam a nova máquina de corte a laser TruLaser Series 5000 com o TruDisk 12001 com 12 quilowatts de potência do laser. A máquina já foi instalada e está em fase de ajustes de montagem.  A segunda máquina já está a caminho e será apresentada na FEIMEC 2021.

“A nova TruLaser 5000 com 12 quilowatts de potência representa a mais avançada tecnologia de corte a laser. Dotada de sistemas inteligentes de assistência ao processo, ela alcança velocidades até 50 por cento mais altas em chapas de espessura acima de 4 mm, em comparação às máquinas operando com laser de 10 quilowatts“, compara João Visetti, CEO da TRUMPF Brasil, acrescentando: “Velocidade mais alta significa maior produtividade: essas novas máquinas cortam até 30 por cento mais chapas por hora”.

As novas máquinas TruLaser Series 5000 vêm com recursos testados e comprovados, como Active Speed Control e BrightLine Fiber, que levam a processos mais confiáveis e peças de alta qualidade tanto no corte por oxigênio, quanto por nitrogênio e ar-comprimido. “É a escolha perfeita para clientes que precisam de um processo de corte a laser confiável e altamente produtivo e procuram uma abordagem inteligente para aumentar a produção”, afirma Visetti.

A produtividade das máquinas faz a diferença

Hendrik Meidert, gerente de produto da TRUMPF TruLaser Series 5000, explica o que torna essas novas máquinas tão especiais: “Aumentar as velocidades com maior potência do laser economiza tempo no processo de corte, mas isso é apenas parte da equação. Para nós, é igualmente importante garantir que melhoramos a produtividade geral da máquina, E consequentemente produzimos muito mais peças no mesmo intervalo de tempo. A chave aqui é reduzir o tempo não produtivo ou eliminá-lo completamente.

Não é incomum surgirem problemas que retardam ou interrompem o processo de produção, especialmente ao cortar aço-carbono. Existem muitos fatores que podem interromper o corte, incluindo colisões, chapas com superfícies com carepa, materiais de baixa qualidade e variações na espessura. Isso leva ao desperdício de tempo e materiais. “Quanto mais alta a potência do laser e a produtividade da máquina, maior será o impacto que ela terá quando algo der errado e a máquina parar. Os sistemas de assistência inteligente podem evitar que esses problemas ocorram. É por isso que oferecemos funções projetadas para tornar o corte dinâmico mais confiável, especialmente para sistemas de alta potência, como as nossas máquinas TruLaser Series 5000”, afirma Meidert.

Os sistemas de assistência inteligentes da TRUMPF já provaram seu valor em diversas famílias de máquinas – e todos eles agora também estão disponíveis para máquinas TruLaser Série 5000 com 12 quilowatts de potência do laser:

  1. Ajuste automático da velocidade de corte
    Active Speed Control é o primeiro passo no caminho para o corte autônomo a laser. As máquinas equipadas com este sistema de sensor podem controlar e monitorar automaticamente o processo de corte. Uma câmera olha para o corte em tempo real.  Mudanças na quantidade de radiação emitida mostram se o material fundido está sendo corretamente ejetado da fenda do corte. Com base nesses dados, o Active Speed Control ajusta automaticamente a velocidade  para garantir que a máquina esteja sempre cortando com a máxima qualidade e  produtividade, reduzindo drasticamente a quantidade de peças perdidas.
  2. Mais peças em cada chapa

Outro recurso útil para cortar chapa grossa é a tecnologia CoolLine. Ela evita que o calor gerado afete negativamente a qualidade do corte. Essa função também permite reduzir a distância entre peças aumentando desta forma o número de peças produzidas na mesma chapa. Outra vantagem da tecnologia CoolLine é propiciar o corte de peças delicadas com mais segurança.

  1. Corte de chapa de baixa qualidade

Com a função BrightLine fiber, exclusiva dos lasers da família TruDisk,  os operadores contam com mais opções de regulagem do diâmetro focal. Além de estabilizar a qualidade do corte, essa função, em conjunto com o Cool Line, permite o uso de materiais de baixa qualidade sem compromisso do resultado final. Também facilita a remoção de peças do esqueleto da chapa.

  1. Inspeção automática do bico

O sistema Smart Nozzle Automation facilita a vida dos operadores garantindo um corte confiável, sem rebarbas e com maior produtividade. O sistema executa a troca dos bicos de acordo com o material e espessura informados no programa e faz uma inspeção por imagem da qualidade do bico a ser usado  para garantir que ele  esteja em bom estado, em uma operação totalmente automatizada. Os operadores podem abrir o trocador de bico da máquina e configurá-lo em paralelo a produção. Isso ajuda a minimizar o tempo não produtivo.

 A maneira inteligente de aumentar o rendimento

A TruLaser Series 5000 com 12 quilowatts de potência do laser estabelece novos padrões de produtividade, eficiência e confiabilidade. O TruDisk 12001 está disponível para a TruLaser 5030 fiber, TruLaser 5040 fiber e a TruLaser 5060 fiber.

TruDisk 12001
O TruDisk 12001 é um laser de disco a laser e oferece 12 kilowatts de potência laser

Active Speed Control
Active Speed Control garante um corte de altíssima qualidade e produtividade, independente de variações no matéria
Cabeçote de corte com Active Speed Control

CoolLine
O resfriamento seletivo da peça durante o processo de corte permite novas geometrias no processamento de aço carbono
grosso.
Smart Nozzle Automation
O trocador de bico automático faz a checagem do bico
 Sobre a TRUMPF
A empresa de alta tecnologia TRUMPF oferece soluções de produção nos setores de máquinas-ferramenta e laser. Está impulsionando a conectividade digital na indústria de manufatura por meio de consultoria, plataforma e software. A TRUMPF é líder mundial em tecnologia e mercado de máquinas-ferramenta utilizadas no processamento de chapas flexíveis e também para lasers industriais.
Em 2019/20 a empresa – que conta com cerca de 14.300 colaboradores – teve receita de vendas de 3,5 bilhões de euros. Com mais de 70 subsidiárias, o Grupo TRUMPF está representado em quase todos os países da Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Possui instalações de produção na Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Áustria, Suíça, Polônia, República Tcheca, EUA, México, China e Japão.
A TRUMPF comemora, em 2020, 39 anos de presença no Brasil. Com sede em Barueri, a empresa possui uma operação solidificada e com abrangência para prover assistência técnica a seus clientes em diferentes regiões, sendo responsável também em dar suporte às operações na América do Sul.
natalia.helen@agencianb.com.br  www.trumpf.com