Desde 1978 informando sobre Produtos Industriais
  • Home
  • noticias
  • igus apresentará na Feimec 2022 sua nova linha de automação de baixo custo e novidades para o fornecimento de energia confiável

igus apresentará na Feimec 2022 sua nova linha de automação de baixo custo e novidades para o fornecimento de energia confiável

Buscando sempre solucionar problemas em aplicações que envolvam movimentação de seus clientes a igus® lança anualmente cerca de 200 novos produtos para atender as mais diversas demandas dos mais
de 50 setores industriais que atende.

Durante os dias 03 e 07 de Maio, a empresa Alemã apresentará na FEIMEC – Feira direcionada ao setor de Automação Industrial e novas tecnologias que acontece em São Paulo – diversas novidades em produtos para movimentação que estão invadindo o mercado – alguns destaques que serão evidenciados no estande da igus® serão: robôs cartesianos (também conhecidos como pórticos ou gantries), braços robóticos e a solução do 7º eixo. Na linha elétrica novidades como o sistema autoglide5, um sistema inovador para a condução de mídias e dados em centros logísticos, cabos híbridos e muitas outras soluções para robôs industriais serão demonstradas.

Nos últimos anos o crescimento da presença da igus® em diversos segmentos industriais é notável – só no ano passado a empresa aumentou cerca de 30% suas vendas aqui no Brasil. Isso porque em tempos difíceis diversos engenheiros e projetistas tiveram que se reinventar buscando soluções que os ajudassem a reduzir custos, reduzir a manutenção e ao mesmo tempo otimizar a produtividade de acordo com a demanda de cada mercado. Com soluções para diversos maquinários, os componentes igus® possibilitam um maior ganho tecnológico para diferentes indústrias combinados com uma grande otimização de recursos.

Dentre os produtos principais da empresa, estão os sistemas de esteiras porta cabos, cabos elétricos especiais, conectores, buchas autolubrificantes, mancais esféricos, guias lineares, impressão 3D, entre outros que, além de possuírem vida útil longa, reduzem o tempo de máquinas paradas nas indústrias. Para cada desafio que envolve máquinas e equipamentos, soluções testadas no laboratório de testes da empresa, localizado na Alemanha, aumentam a confiabilidade das máquinas e reduzem o volume de trabalho de manutenção.

Trazendo uma linha completa de soluções para automação de baixo custo, esse ano será possível conferir no estande da igus® os robôs cartesianos da linha drylin®, que consistem em vários atuadores lineares que realizam movimentos lineares xyz. Esses portais são projetados para uma operação suave e silenciosa, isentos de manutenção e resistentes a corrosão – o que possibilita o uso deles em uma série de aplicações sejam elas em contato com água, químicos ou alimentos. A grande vantagem desses sistemas de gantries da igus® é que eles custam até 60% menos que os robôs lineares convencionais. Toda

a linha deles de automação de baixo custo (como o próprio nome já diz) possui como principal diferencial o baixo custo e rápido retorno de investimento, o que possibilita que cada vez mais empresas – de diversos tamanhos – automatizem seus processos e adquiram mais produtividade sob um menor custo.


Para a linha de esteiras porta cabos, um dos lançamentos que serão apresentados será o sistema autoglide5. Um equipamento que guia mídias e dados em segurança, possui montagem até 88% mais rápida e fácil instalação. Sendo constituído por uma esteira porta cabos guiada por um cabo de aço, ele é ideal para aplicações que possuem espaço reduzido. Uma excelente alternativa para substituir sistemas de barramento que as vezes implicam em muito tempo e custo de manutenção. Para complementar as novidades da linha elétrica, além da nova caixa sustentável “chainflex® case” para fácil armazenagem e transporte, a empresa Alemã também apresentará uma linha de cabos montados de acordo com o padrão de diversos fabricantes de robôs industriais, como KUKA, FANUC, ABB… Além disso, os novos cabos híbridos adequados para SEW, que combinam a transmissão de energia e a transmissão de dados será apresentada e explicada pelos especialistas técnicos igus®. São mais de 28 tipos diferentes de cabos híbridos que podem ser utilizados em uma série de indústrias, desde máquinas-ferramentas, manuseio de cargas e materiais, até na indústria automotiva.


Para somar no estande, a empresa contará também com um robô KUKA apresentando um sistema completo de esteiras tridimensionais triflex® e cabos elétricos especiais para uso robótico. O robô estará demonstrando toda a liberdade de movimento e exemplificando como ter uma condução segura e confiável das mídias e mangueiras sob movimentos de torção e movimentos repetitivos.

Além das novidades citadas, como de praxe, será possível conferir também toda a linha mecânica da empresa de buchas, mancais e guias lineares – componentes de plástico de alto desempenho que seguem ganhando espaço no mercado por sua resistência, amortecimento de vibração, taxas de desgaste e as economias geradas pela isenção de lubrificação e manutenção.  Segundo Marcelo Pimenta, CEO da igus do Brasil, a volta da FEIMEC será uma excelente oportunidade para rever clientes e rostos amigos, para seguir estreitando laços e também trazer uma série de novidades que vão de encontro com as novas necessidades do mercado. – “Ficamos muito felizes de mesmo em tempos difíceis e atípicos, como esses de pandemia que enfrentamos nos últimos anos, pudemos seguir ajudando nossos clientes de diferentes formas e cada vez mais significativas. Seguimos quebrando paradigmas e demonstrando que nossas soluções plásticas de excelente custo-benefício promovem ganhos técnicos e operacionais muito maiores, ao mesmo tempo em que reduzem problemas frequentes que implicam em perda de produtividade.”

Você encontrará a igus® no estande de número C108 na Feimec. Uma excelente oportunidade para quem ainda não conhece as soluções da igus® saber mais e também conversar com os consultores técnicos que estarão de prontidão para tirar dúvidas e saber mais sobre as aplicações que podem ser otimizadas com os chamados “motion plastics®”.

SOBRE A IGUS:

A igus GmbH desenvolve e produz plásticos para movimentação. Esses polímeros de alto desempenho livres de lubrificação melhoram a tecnologia e reduzem os custos onde quer que as coisas se movam. A igus é líder mundial de mercado em sistemas de esteiras porta cabos, cabos altamente flexíveis, buchas autolubrificantes e lineares, assim como tecnologia de fusos de tribopolímeros. A empresa familiar com sede em Colônia na Alemanha, está representada em 35 países e emprega 4.150 pessoas em todo o mundo. Em 2020, a igus faturou 727 milhões de Euros. A pesquisa realizada nos maiores laboratórios de testes do setor proporciona constantemente inovações e mais segurança aos clientes. Estão disponíveis em estoque 234.000 itens e a vida útil pode ser calculada online. Nos últimos anos, a empresa expandiu-se, criando start-ups internas, por ex. para rolamentos de esferas, acionamentos para robôs, impressão 3D, a plataforma RBTX para Robótica Lean e “smart plastics” inteligentes para a Indústria 4.0. Entre os investimentos ambientais mais importantes estão o programa “chainge” – reciclagem de esteiras porta cabos usadas – e a participação em uma empresa que produz óleo a partir de resíduos plásticos (Plastic2Oil).

IGUS DO BRASIL LTDA
vendas@igus.com.br   – www.igus.com.br